Eve-Online: Farmando datacores

Sempre disse aos meus amigos que gosto do Eve-Online por ser um jogo no qual pessoas com pouco tempo podem se divertir, uma vez que a evolução do mesmo não se baseia em horas de jogo, mas sempre ouço deles que isso não é verdade pq no jogo você não faz nada sem “dinheiro”, no sentido de que se jogarem pouco não vão ter ISKs (dinheiro do jogo) para comprar suas naves.

E como pra tudo na vida esse tipo de problema tem solução. A alguns patchs a CCP alterou o funcionamento do jogo e agora os players podem inventar BPCs de itens Tech2, e para que vc possa fazer estas invenções vc precisa de “Datacores”, itens que vc obtém no jogo através do que chamamos de agentes de Pesquisa (R&D).

Cada piloto pode ter no máximo 6 agentes e cada agente irá lhe proporcionar um numero máximo de datacores por dia.

Existem datacores de diversos tipos, um para cada campo da ciencia presente no Eve, sendo que o mais utilizado deles é o de “Mechanical Engineering”, pois ele é usado na invenção de BPCs de naves Tech2. Devido a alta procura esses items são vendidos por cerca de 1.5 milhões de isks em média a unidade.

A boa noticia sobre a obtenção destes itens é que depois de um trabalho inicial para ativar o agente, esta passa a ser uma fonte de renda passiva, a qual pode ser mais que suficiente para financiar seu jogo :)

A conta é simples, se por exemplo você pegar os 5 melhores agentes de “Mechanical Engineering” da corp Kaalakiota , é razoavel considerar que você irá obter uns 300 research points por dia, o que significam cerca de 180 datacores por piloto.

Como você pode ter 3 pilotos por conta, estamos falando de 540 datacores por mês, o que representa um renda passiva potencial de 840 milhões de isk. É possivel de se obter bem mais que isso, mas para isso vc teria que pegar os melhores agentes R&D de cada Faction o que requer um trabalho insano, de forma que a sugestao que estou dando aqui é a de melhor relação custo beneficio.

Se vc considerar que você consegue comprar legalmente um GTC de 30 dias por 200-240 milhoes de isk, vc chega numa situação onde a sua produção de datacores é uma operação auto sustentavel, ou seja, vc pode ter uma ou mais contas adiconais e mante-las ativas pagando as mensalidades com o proprio isk que irá fazer no jogo, sobrando um liquido de 600m a cada conjunto de 3 pilotos…

O limite para isso é a sua paciencia de subir os standings (devo confessar que é chato pacas) e a disposição de pagar 19,90 pelo primeiro mes de cada conta que criar. A demanda por esses itens é alta e garantida, de forma que o que vc produzir tem mercado garantido. E mesmo que o preço do Datacore cai no futuro, enquanto ele estiver sendo vendido acima de 450k a unidade as suas contas adicionais vão continuar se pagando ;)

Ou seja, qual o recado que quero dar aqui ? Parem de reclamar que não tem isk no jogo e ponham suas cabeças pra funcionar!!!

A magica é simples e consiste em criar pilotos secundarios (alts) e treina-los nos skills essenciais para maximizar o retorno dos Datacores equanto se faz missão para as corporações de R&D de sua preferencia, de forma que ao final do treinamento seu alt estará com stand acima de 5.5 com esta corp, tendo os melhores agentes ativados para vc.

A melhor forma de pegar stand com estes alts é pegar seu piloto principal, colocar os seus alts em gang e entregar a missão usando a opção que compartilha o reward da mesma até que o seu alt tenha standing para pegar ele proprio as missões, quando isso acontecer vc vai continuar fazendo missões com o piloto principal mas dessa vez o seu alt irá entregar a missão como se tivesse feito a missão sozinho :)

Trabalhando desta forma em pouco tempo de jogo você vai conseguir colocar a sua fazenda de datacores para funcionar :)

Minha sugestão de roteiro de treino para esses pilotos alternativos esta abaixo.

Criar um car seguindo as opções:

1. Escolha Caldari
2. Escolha Achura
3. Escolha o sexo
5. Coloque +3 int e +2 mem
6. Escolha Inventors
7. Escolha Industry
8. EscolhaEngineer
9. Escolha Entrepreneur
10. Defina seu potrait

Agora que vc criou seu novo piloto vc precisa treinar os seguintes skills:

1. Cybernetics I
2. Cybernetics II
3. Cybernetics III
4. Cybernetics IV

Treinado estes skills você deve plugar um set de implants +4, e depois deve partir para o treino dos skills abaixo:

1. Learning II
2. Instant Recall III
3. Learning III
4. Instant Recall IV
5. Eidetic Memory I
6. Eidetic Memory II
7. Eidetic Memory III
8. Logic I
9. Logic II
10. Logic III
11. Learning IV
12. Spatial Awareness I
13. Empathy I
14. Spatial Awareness II
15. Empathy II
16. Empathy III
17. Empathy IV
18. Presence I
19. Presence II
20. Presence III
21. Science IV
22. Science V
23. Social I
24. Social II
25. Social III
26. Social IV
27. Connections I
28. Connections II
29. Connections III
30. Connections IV
31. Mechanic IV
32. Mechanic V
33. Research IV
34. Research V
35. Negotiation I
36. Negotiation II
37. Negotiation III
38. Negotiation IV
39. Mechanical Engineering I
40. Research Project Management I
41. Mechanical Engineering II
42. Research Project Management II
43. Mechanical Engineering III
44. Research Project Management III
45. Mechanical Engineering IV
56. Research Project Management IV

O tempo aproximado de treino total será de 43 dias, tempo mais que suficiente para vc pegar o stand que precisa (~70 missões lvl 3,  ou seja, se fizer 3 por dia ta tranquilo)

Bom divertimento

Edson

3 Responses to “Eve-Online: Farmando datacores”

  1. 7. Escolha Industry
    8. Escolha Engineer
    9. Escolha Entrepreneur

    não dá pra escolher as 2 especializações, engineer tá debaixo de industry e entrepreneur embaixo de business – a primeira é boa pra research e a segunda é melhor mission runner

    de qualquer forma, ótima dica!

  2. Tem que ter as skills High Energy Physics level 1, Mechanical Engineering level 1
    Para conseguir fazer missão lvl 1 eu não entendi.
    Tenho que ter todas essas skills pra conseguir fazer as missões ?

  3. Correção:
    é prerequisito de Research Project Management, Laboratory Operation lv 5, somando mais 5 dias de treino.