Faça você mesmo: Um multiscope portatil

Quem trabalha com eletronica ou tem na eletronica um hobby sabe das vantagens de se ter uma boa variedade de instrumentos de medição na bancada.

Muitas vezes o entusiasta de eletronica acaba tendo em sua bancada apenas um multimetro, pois o custo dos demais instrumentos de medição inviabiliza a aquisição por aqueles que querem apenas realizar montagens eventuais para se divertir.

Ontem a noite eu estava olhando o arquivos de projetos vencedores dos concursos realizados pela revista Circuit Cellar nos anos anteriores e encontrei um projeto muito interessante, um multiscope portatil baseado no multiprocessador LM3S811 da Luminary Micro. A foto do protótipo está abaixo.

O projeto é de autoria dos americanos Jingxi Zhang & Yang Zhan, e foi o vencedor do concurso DesignStellaris 2006.

O dispositivo apresentado por eles pode ser conectado a interface USB de um computador ou usado stand alone como um instrumento portatil (alimentado por 3 pilhas AA comums).

O multiscope pode ser utilizado para medir voltagens, resistencias, capacitâncias, indutâncias e  frequencia, podendo ser utilizado ainda como Osciloscópio, provador lógico e gerador de pulsos de radio frequencia.

O abstract do projeto pode ser acessado no url:

http://www.circuitcellar.com/designstellaris2006/winners/Abstract/LM1751.pdf

Já o arquivo contendo todo o detalhamento do projeto (menos da placa PCB, a qual vc vai ter que desenvolver o layout) pode ser obtido no url abaixo, o arquivo tem 19 Mb, e trás também o código fonte do programa para conectar o dispositivo ao seu computador.

http://www.circuitcellar.com/designstellaris2006/winners/Entries/LM1751.zip

Fiz upload do video demonstrativo que vem no arquivo zip para o youtube, de forma que vc pode ver abaixo o dispositivo em funcionamento antes de fazer o download 🙂

Comments are closed.