Faça você mesmo: Transforme sua TV num Osciloscópio

A algumas semanas publiquei uma dica sobre como construir um multiscope, a dica de hoje também é sobre a construção de um equipamento de bancada muito util, um osciloscópio com uma taxa 160.000 amostras por segundo, que faz uso de um televisor para visualização dos resultados.

O projeto abaixo é de autoria do Ilya Mamontov, e recebeu menção honrosa no concurso Philips ARM Design organizado pela Revista Circuit Cellar no final de 2005 o qual foi patrocinado pela Philips/NPX.

O sistema desenvolvido pelo Ilya foi baseado no kit de desenvolvimento MCB2130 fabricado pela Keil (custo de US$ 225,00 na Farnell) , este kit utiliza o microcontrolador LPC2138 , um microcontrolador da Philips/NPX que custa menos de 12 dolares na Mouser Electronics.

Independente se você vai optar por construir o projeto utilizando o kit de desenvolvimento ou se irá partir apenas do microcontrolador, o projeto é simples de ser construido e o custo final deste osciloscópio é bem ascessivel. O esquema dele está abaixo:

O abstract com informações adicionais do projeto podem ser visto no url:

http://www.jandspromotions.com/philips2005/Winners/Abstracts/AR1755_abstract.pdf

O arquivo com o projeto completo (esquema eletronico, detalhamento sobre a montagem, software, etc) está disponivel no url:

http://www.jandspromotions.com/philips2005/Winners/Entries/AR1755.zip

Abaixo você pode ver algumas imagens do protótipo.

E abaixo você tem 2 exemplos de como fica a visualização das ondas no monitor da TV

Bom divertimento

Edson

2 Responses to “Faça você mesmo: Transforme sua TV num Osciloscópio”

  1. olá boa tarde , vi em seu blog este util instrumento o qual me propus a montar sabe de alguem que montou ele , pois estamos tendo dificuldade sobre o software como colocar o progama neste aparelho pode ajudar agradecemos

  2. olá acabo de ver o post no blog porém não consigo encontrar o projeto pois os links estão direcionando para o lugar errado.

    aguardo resposta