Como desbloquear seu iphone 3G

Ganhei um iphone 3g de presente da minha esposa a cerca de 2 meses, infelizmente o mesmo veio com a versão 2.2.1 do sistema operacional com o baseband versão 2.30.03, o vendedor entregou o aparelho com um adaptador de simcard que prometia “desbloquear” por hardware o aparelho.

Não preciso dizer que o adaptador nunca funcionou direito, pois o sinal caia a todo momento e a unica forma de recupera-lo era resetando o telefone, na pratica isso significa dizer que por 2 meses usei este telefone como um ipod touch, já que não dava para resetá-lo a cada vez que eu pegava o elevador no trabalho 😉

Pra minha felicidade (e provavelmente de muitos) na ultima sexta-feira a Apple liberou a versão 3.0 do seu sistema operacional para o iPhone 2G e 3G, e como prometido no dia seguinte o Iphone Dev Team liberou o aplicativo ultrasn0w o qual possibilita o desbloqueio via software do Iphone 3G na versão 3.0.

Com estes “lançamentos” já é possível o desbloqueio via software de iphones 3g na versão 2.2.1 com baseband 2.30.03, bastanto fazer o upgrade para a versão 3.0 do sistema.

O processo todo é muito simples, no melhor estilo “next, next, finish”, e não leva mais de 10 minutos.

Para desbloquear você vai precisar:

Acabo de atualizar e desbloquear meu telefone seguindo o procedimento abaixo, eu executei o mesmo SEM o simcard no aparelho.

1.o Passo – Faça o update do seu iPhone 3G para a versão 3.0.

O update pode ser feito diretamente pelo iTunes (v 8.2), clicando no botão update (certifique-se que esta usando a ultima versão disponível) ou então através do botão restore. Se optar por fazer a atualização usando o botão restore vc deverá segurar a tecla shift pressionada enquanto clica no mesmo, ao fazer isso vai abrir uma janela solicitando para vc escolher o arquivo que deseja utilizar no restore, basta escolher o arquivo iPhone1,2_3.0_7A341_Restore.ipsw que vc acabou de fazer o download.

2.o Passo – Faça o Jailbreak do iPhone

O Jailbreak deve ser feito com o aplicativo Redsn0w, o processo é bem simples e auto explicativo.

A tela inicial do rednsn0w está abaixo:

Depois de carregar o aplicativo vc deve clicar no botão “Browse” e na janela que vai abrir voce deve escolher o arquivo do firmware 3.0 para o iphone 3g que vc fez download.

depois de escolher o arquivo, de OK para voltar a tela principal. Verifique se o redsn0w apresenta a mensagem de que o firmware foi identificado com sucesso. Se sim, Pressione “Next” para continuar.

Na próxima tela certifique-se de que a opção de instalação do cydia esta selecionada pois vc vai precisar dele para instalar o ultrasn0w, pressione “Next” para continuar.

A próxima tela exibe uma mensagem de aviso de que para continuar seu telefone deverá estar desligado e com o cabo USB conectado ao seu computador. Nas telas seguintes o aplicativo vai guiá-lo no processo pára colocar seu Telefone em modo de restauração.

Ao pressionar “Next” para continuar o aplicativo vai pedir para você:

– Segurar o botão power pressionado por 2 segundos
– Sem soltar o botão power pressionar o botão home por 10 segundos
– Soltar o botão power e segurar o botão home pressionado por 30 segundos

Quando o seu iPhone entrar em modo DFU ele vai mudar para a tela seguinte sem que vc precise pressionar o “Next”. E apartir deste ponto o aplicativo irá fazer o upload de vários arquivos para o seu telefone, e o mesmo irá resetar algumas vezes.

Depois que o upload terminar, o Redsn0w vai exibir a tela abaixo. Pressione “Finish” para encerrar o programa.

A partir deste ponto o processo vai contecer diretamente no seu telefone. O processo de jailbreak deve levar perto de 5 minutos.

Quando o processo acabar seu iphone já estará “ativado”, porém ele ainda não estará aceitando o seu simcard. Para isso é preciso executar o ultimo passo.

3.o Passo – Configuração do cydia e instalação do ultrasn0w e desbloqueio do iPhone 3G versão 3.0

Para executar este passo você vai precisar configurar seu iPhone para acessar a internet através de uma conexão wifi.

Depois de configurada a conexão você deve carregar o aplicativo Cydia, e escolher a opção “Manage”.

Na tela seguinte vc deve escolher a opção “Sources” e clicar em “Edit” e depois em “Add”, ao fazer isso irá abrir uma pequena janela pedindo a url do repositorio que você deseja adicionar, basta  entrar com o endereço repo666.ultrasn0w.com e clicar em “Add Source”.

Feito a inclusão do url o cydia irá acessar a internet para baixar os detalhes do repositorio, e na sequencia você já poderá instalar o aplicativo de desbloqueio, para isso basta procurar por ultrasn0w 🙂

Depois de instalado, basta sair do cydia, desligar seu telefone, inserir seu simcard e ligar novamente o iPhone e pronto vc já poderá usá-lo com sua operadora preferida 🙂

Boa sorte!

Edson

====

OBS. O desbloqueio de telefones 2G do iphone na versão 3.0 é bem simples, a diferença é que você precisará executar apenas os passos 1 e 2, ou seja, o redsn0w é o unico aplicativo que você precisa para o jailbreak e para o desbloqueio do seu telefone.

No redsn0w as etapas são praticamente as mesmas descritas acima exceto pelo fato de que numa tela você precisará escolher a opção unlock e em uma segunda tela na qual vc terá que selecionar os arquivos de bootloader.

Além do redsn0w para proceder com o desbloqueio vc vai precisar do firmware 3.0 destinado a versão do iPhone 2G, dos arquivos de bootloader 3.9 e 4.6.

As telas do redsn0w que são diferentes no processo de desbloqueio dos telefones 2G estão abaixo 🙂

Comments are closed.