Pandora – The Music Genome Project

Eu sempre fui uma pessoa de gosto musical limitado rs, não sei porque mas sempre preferi musicas antigas aos hits do momento, minhas play lists no itunes aqui de casa tem muita coisa dos anos 60, 70 e 80, e quase nada da decada de 90 pra cá.

A alguns meses atrás me tornei assinante do serviço de musica Pandora, e posso dizer que de lá pra cá meu horizonte musical se ampliou bastante 🙂 , acho que vale cada centavo dos 3 USD que pago no serviço por mês.

O funcionamento do sité é bem simples, eles possuem um banco de dados que é resultado de quase uma década de trabalho e pesquisa, o qual eles chamam de genoma musical.

Para usar o serviço basta você entrar com o nome de um artista ou de uma musica que você goste e a partir dele o sistema monta uma “Rádio” personalizada para o seu gosto musical, e a medida que vc usa o serviço ele vai se vai aperfeiçoando a você, sugerindo novos artistas e musicas que acredita ser de seu gosto, e você vai classificando as sugestões para que o sistema possa a partir do seu feedback se aperfeiçoar.

O site HowStuffsWork possui um artigo chamado “Como funciona a Radio Pandora“, se você ficou interessado em entender melhor como o Pandora funciona sugiro a leitura 🙂

O serviço está disponivel numa versão gratuita com limite de 40 horas mensais de streaming na qualidade de 128 Kbps, e numa versão paga de US$ 36 /ano que disponibiliza horas ilimitadas de streaming em 192 Kbps, a versão gratuita só pode ser utilizada através do seu navegador, já os assinantes pagos possuem a opção de acessar o serviço através de um player que você instala em seu computador. Você pode ver a “cara” dele abaixo 🙂

pandora1

pandora2

Mas como nem tudo que é bom estpa disponível para nós residentes do “rest of the world”, usar este serviço fantastico concebido para uso exclusivo de residentes nos Estados Unidos exige um pouco de “criatividade”.

A solução para os brasileiros amantes de boa música e que querem ser usuários do Pandora é usar um proxy para navegar como se estivesse em solo americano.

Se você não sabe como fazer isso, sugiro que de uma olhada nos posts abaixo:

Caso opte por ser um assinante pago, você pode pagar normalmente com um cartão de crédito brasileiro (desde que esteja habilitado para compras fora do brasil).

Se você for usar a versão gratuita a configuração do uso de socks v5 no seu navegador vai resolver, se você decidir usar o player dedicado, você vai precisar usar um aplicativo especifico para interceptar o tráfego, como por exemplo o Proxycap.

A regra necessária no Proxycap para o Pandora One está abaixo:

pandora3

Se precisar entender melhor como configurar o Proxycap, você pode consultar o tutorial que escrevi sobre como reduzir a latência no Aion, pois o conceito e o procedimento é o mesmo 🙂

Bom divertimento 😉

[]´s Edson

Comments are closed.