E o desktop da Virginia…

A Virginia já vinha reclamando a algumas semanas que o desktop dela estava muito lento, eu custei a acreditar afinal o desktop está equipado com um Core 2 Quad de 2.8 GHz e 4 Gb de memoria RAM, mas aproveitei que ela está viajando para fazer alguns testes e  confirmei que a máquina está insuportavelmente lenta, o Windows Live Messenger por exemplo consome sistematicamente 25% da CPU e não descobri o porque disso.

Depois de analisar a máquina com 4 antivirus diferentes descobri que ela estava infectada com mais de 60 virus e trojans diferentes, juro que não faço idéia de como ela conseguiu essa façanha…

Como não é a primeira vez que isso acontece com o Desktop dela, só existia uma solução possível para resolver o problema em definitivo.

Acho que uma foto vale mais que 1.000 palavras:

Graças a habilidade incrivel da Virginia de “destruir” sucessivas instalações do windows nas suas mais variadas versões, e de provar que mesmo os antivirus mais robustos são ineficientes pro uso diário dela, ela ganhou (e ainda não sabe) um iMac de 24 polegadas.

A máquina tem como sistema operacional o Mac OS 10.6 Snow Leopard e está equipada com um processador Intel Core 2 Duo de 2.93 GHz com cache de 6 Mb, 4 Gb de memória RAM DDR3, HD Serial ATA de 640 Gb 7200 RPM e uma placa gráfica NVIDIA® GeForce® 9400M.

Foi tranquilo  processo de setup do iMac, o que deu trabalho foi o backup da maquina anterior e a reinstalação dos aplicativos que ela usa.

A loja da Adobe usa um sistema tosco para distribuir seus softwares o qual impede o uso de um gerenciador de download que não o dela próprio, passei o dia para baixar o DVD de instalação da versão para MacOS que eu comprei do “Adobe Creative Suite 4 – Design Premium”, só consegui finalizar a instalação agora. É um software caro, mas indispensável para as atividades de designer da Virginia. E como não pode faltar um pacote de escritório, também já instalei a versão para MacOS do Office 2008 Home&Student 🙂

Quero ver ela ter problemas com virus nesta máquina, e se tiver algum problema sempre vai ter o “Time Capsule”!

Agora é esperar pra ver a reação dela quando descobrir o fim que dei na maquina antiga 🙂

[]´s Edson

4 Responses to “E o desktop da Virginia…”

  1. [New Post] E o desktop da Virginia… – http://blog.ebrandi.eti.br/2010/01/e-o-d

  2. @ebrandi you don’t exist!!! You are crazy… But I love you!!! 🙂

  3. Brandi, legal o desktop novo.

    Só uma pista técnica sobre o “juro que não faço idéia de como ela conseguiu essa façanha…”. A “façanha” normalmente é culpa das vulnerabilidades na imensidão de plugins (flash, java, quicktime, etc) do Internet Explorer e Firefox. Como hoje sites legítimos são hackeados (principalmente por falhas no wordpress, joomla, etc) os caras colocam exploits escondidos nesses sites e acabam infectando a máquina sem o usuário perceber.

    E como os antivirus não interceptam buffer overflows e as assinaturas hj saem numa velocidade mais lenta do que se cria virus, o antivirus não adianta pra quase nada.

    A solução é usar um programa pra detectar e corrigir as vulnerabilidades no computador. Um programa que eu recomendo é o Secunia PSI ( http://secunia.com/vulnerability_scanning/personal/ ). Pra mim ele resolve 99% da preocupação com virus no Windows.

    Abraço.

  4. Valeu pela dica do Secunia Vinicius, vou dar uma olhada nele 🙂

    []´s Edson