Peplink30 – Balance Multi-WAN Router

Desde o inicio deste ano eu venho tendo problemas com a minha conexão Net Virtua, nos ultimos meses  ela tem estado bastante instável, e chega a cair por varias vezes durante o dia, e obviamente isso sempre  ocorre nas horas mais inadequadas.

Quem me conhece sabe o quanto fico irritado quando esse tipo de problema ocorre, e para evitar essa chateação acabei assinando há alguns meses uma conexão ADSL para ser o backup da  minha conexão  principal.

Inicialmente consegui o que eu queria que era não ficar dependente da Net mas o processo estava longe de ser eficiente,  visto que o chaveamento  para o link backup era manual e isso fazia com que o link  ADSL ficasse ocioso na maior parte do tempo, o que também era inaceitável pra mim.

Depois de muito pesquisar encontrei uma forma de acabar em definitivo com meus problemas de conexão,  a solução para o problema veio com a compra de um balance multi-wan router da empresa PepLink, o modelo que escolhi foi o Peplink 30, o qual suporta 3 links WAN (interface cabeada 10/100 Mbps) e um link wan via conexão 3G, além de contar com 4 portas LAN 10/100Mbps.  Ele suporta um trafego agregado máximo de 30 Mbps nas 4  interfaces WAN.

Apesar de ser o equipamento básico deles, ele é bem robusto, possuindo 5 protocolos de balanceamento de trafego:

  • Enforced – Você especifica por qual dos 4 links deve sair o trafego baseado em mac address, IP / rede de origem ou de destino, protocolo, portas, etc. Se este link falhar o trafego não é desviado.
  • Weighted – Você define de forma fixa o % do trafego que sai por cada link; O trafego é redistribuido se um dos links falhar.
  • Priority – Você especifica qual link deve ser usado prioritariamente, e os demais só irão ser usados se o primeiro falhar, não existe distribuição do trafego entre os links.
  • Overflow – Funciona como no modo anterior, com a diferença que os demais links são utilizados quando o link prioritário chegar a 100% de ocupação.
  • Persistence – A excessão do modo enforced, todos os demais permitem que você habilite persistência de sessão para o trafego baseado na origem ou no destino, com objetivo de evitar problemas no acesso a bancos, webmail, etc.

Graças a esta aquisição hoje posso dizer que estou praticamente livre de interrupções no meu acesso doméstico a  internet, tenho um  NetVirtua de 20Mbps como link primário e um  link ADSL de 2 Mbps como backup (balanceado com o principal usando a politica de overflow), e um link 3G de 512Kbps da Claro que é o backup do meu backup 🙂

Estou bastante satisfeito com o desempenho e com as funcionalidades do Peplink 30, acredito que valeu o investimento.

Fica a dica 🙂

Edson

Ps. Eu até pensei em implantar a mesma solução usando uma máquina com FreeBSD ,  mas a falta de espaço  fisico me obrigou a buscar uma solução “pequena” no mercado.

2 Responses to “Peplink30 – Balance Multi-WAN Router”

  1. Rapaz, eu fiz o mesmo em 2007, onde consegui um equipamento que faz a mesma coisa, porém ele está guardado depois que eu instalei a minha Internet de fibra ótica.. show de bola..

  2. Gente fina é outra coisa :), , aqui onde eu moro não chega conexão via fibra não, e o máximo que a Net oferece é 20 Mbps 🙁

    Qual o fabricante equipamento vc tem ai guardado?