MMOGs e o Mercado Secundário

Mercado Secundário de MMORPGs

O lançamento dos Massively Multiplayer Online Games (MMOGs) foi um marco revolucionário nas oportunidades de entretenimento e socialização de milhões de pessoas.

Jogos multiplayers online tais como o Ultima Online, EverQuest, Final Fantasy, Lineage 2, World of Warcraft, etc criaram mundos virtuais ricos em conteúdo, cujos habitantes se envolvem dia após dia na mais intensa e envolvente modalidade de diversão online disponível na atualidade.

A popularidade e o sucesso dos MMOGs está baseado na forma como eles foram desenvolvidos, nestes jogos existe um mundo virtual persistente do qual o jogador faz parte e no qual as suas ações geram reações e consequências para os outros participantes do ambiente virtual.

A vida em sociedade dentro destes mundos virtuais é tão rica e interativa, que muitos jogadores desenvolvem sentimentos e afeições pelos seus avatares similares as que encontramos no mundo real.

Para muitos jogadores o desejo e a necessidade de se tornar o melhor entre todos os habitantes do mundo virtual em que habita, os leva à atribuírem um valor em moeda real para a moeda virtual destes mundos, comportamento também observado para todas as outras commodities existentes dentro do jogo, criando o que a indústria de jogos chama de mercado secundário.

Este vínculo do virtual com o real além de possibilitar ao jogador uma maior flexibilidade para poder se dedicar às atividades que realmente gosta de desempenhar no mundo virtual, também possibilita aos jogadores obter algum retorno financeiro real em função do esforço e dedicação que eles investem no jogo.

O mercado secundário é uma consequência natural do processo evolutivo dos mundos complexos e excitantes criados pelos jogadores, os quais são regidos pela regra mais básica do mundo real, que é a lei da oferta e da demanda, e é neste mercado originado do vinculo entre a economia dos mundos virtuais com a economia do mundo real, que muitos jogadores encontram uma forma de rentabilizar suas horas de jogo.

Este tipo de mercado até pouco tempo atrás estava limitado aos jogos de MMOGs tradicionais, mas engana-se quem pensa que os jogos mais recentes do estilo “cooperative shooter-survival“, tais como o “Fortnite: Save the World“, ficariam de fora.

O FORTNITE é um jogo desenvolvido pela Epic Games, e é simplesmente o jogo mais jogado no mundo atualmente, segundo as publicações especializadas em jogos online, já são mais de 200 milhões de jogadores.

Com um numero tão grande de jogadores, o mercado secundário não só existe como é um dos mais fortes do mercado atual, nos quais se vem praticamente de tudo.

O que os jogadores compram dentro do Fortnite?

A mecânica de jogo do Fortnite favorece em muito a venda de alguns tipos de itens, tais como armas e materiais de craft.

A aquisição de uma arma de alto nível no jogo facilita em muito o level up dos jogadores, pois mesmo que eles não consigam acessar e explorar 100% do potencial de uma arma de nível máximo, a possibilidade de matar os inimigos com um único tiro acaba sendo irresistível para muitos jogadores. Some a isso o fato de que a arma se desgasta com o uso (dura em média 2 horas de jogo), e muitos jogadores se tornam clientes recorrentes, o que faz das armas do Fortnite um produto perfeito para o mercado secundário.

Uma das armas mais procuradas pelos jogadores no mercado secundário é a Grave Digger:

Cada unidade desta arma é vendida a US$ 2,50 no mercado secundário.

As armas são de longe o produto mais rentável do mercado secundário do Fortnite, porém é um produto que requer que o jogador dedique uma enorme quantia de horas coletando blueprints e evoluindo seu personagem.

Enquanto você trabalha na evolução do seu personagem para poder comercializar os produtos mais lucrativos, a opção natural é comercializar materiais de craft.

Os materiais de craft também são extremamente procurados, pois tudo no jogo é fabricado pelos próprios jogadores, o que inclui sua própria a munição. Os itens não são difíceis de serem obtidos, mas é um processo trabalhoso o qual exige que os jogadores dediquem tempo procurando pelos mesmos.

Muitos jogadores não acham esse trabalho divertido e estão dispostos a pagar para que outras pessoas coletem estes itens por eles, de forma que eles possam apenas se divertir no jogo.

A conta que este tipo de jogador faz é bastante simples, ele compara o quanto vale 1 hora do seu tempo na vida real (literalmente quanto ele ganha por hora no seu trabalho) versus quanto tempo no jogo  ele precisaria se dedicar para coletar os itens que eles precisam para fabricar determinado item, e a conclusão óbvia em que ele chega é que faz sentido comprar os itens.

No fundo é uma forma de otimizar o tempo que ele tem disponível para jogar, comprando os itens ele tem a certeza que 100% do tempo que ele tiver disponível para jogar será gasto fazendo o que ele gosta de fazer.

Abaixo segue uma lista dos materiais de craft mais vendidos e o preço médio praticado no mercado atualmente:

Qualquer pessoa com um personagem de nível baixo, consegue “farmar” os materiais de qualidade “cinza” e boa parte dos materiais “verdes“, os materiais “azuis” e “roxos” vão exigir que você utilize um personagem já evoluído pois só são encontrados em mapas de nível alto.

Onde comercializar seus itens do Fortnite?

Existem diversos marketplaces nos quais um jogador pode colocar seus bens virtuais a venda, e um dos mais antigos e mais conhecidos é o Player Auctions. Neste site o jogador pode vender (ou comprar) itens de praticamente qualquer jogo online, utilizando-se de um sistema de escrow, o qual garante a segurança da transação para vendedores e compradores, e tudo que vc precisa para participar deste mercado é de uma conta no paypal.

Existem uma série de outros produtos e serviços que podem ser vendidos no mercado secundário, alguns podem chegar a milhares de dólares. Uma visita ao marketplace acima vai lhe dar uma boa ideia das suas opções…

[ ]’s e  bons negocios

Brandi

Aviso:  Participar de transações no mercado secundário de MMOGs , seja como vendedor ou mesmo como comprador, é algo que não é bem visto por praticamente 100% das produtoras / distribuidoras (e nem por uma boa parte dos jogadores), e pode fazer com que a sua conta seja suspensa. Se você decidir se aventurar por este mercado, saiba que estará fazendo isso por conta e risco.